O presidente do PSD, Luís Filipe Menezes, prometeu retirar a publicidade da RTP, deixando este mercado para os privados, caso ganhe as legislativas de 2009.

Em entrevista à «SIC Notícias», Menezes garantiu que «quando ganharmos as eleições o canal público vai deixar de ter publicidade e vai ser mesmo um canal de serviço público».

O também autarca de Gaia frisou que sabe quanto custará renegociar esta questão, considerando que retirar a publicidade do canal público custará «alguns quilómetros de auto-estrada».

«Há opções a fazer, mas o que deve ser o posicionamento do canal público de televisão e o que deve ser deixar o mercado de publicidade para os privados é uma opção de fundo que faremos quando formos governo», sublinhou.

Nesta entrevista, Menezes elogiou ainda Pedro Santana Lopes, considerando que o ex-primeiro-ministro é um «competente presidente do grupo parlamentar e aliás dá um grande exemplo muito pedagógico».

O líder social-democrata entende que a acção de Santana Lopes à frente do combate político como ex-chefe de Governo é algo que se vê muito na Europa. Mas que é pouco frequente em Portugal.

«Tem sido de uma lealdade irrepreensível. Tudo aquilo que o PSD na sua liderança e direcção decide, é cumprido escrupulosamente pelo grupo parlamentar e pelo seu presidente», acrescentou.