Sócrates congratula-se com convergência com países da UE15

O Governo não vai rever em baixa as estimativas de crescimento para a economia nacional este ano, embora Bruxelas o tenha acabado de fazer.

«Não, não revemos as nossas estimativas a não ser que dados quantitativos nos dêem razões. A Comissão reviu em baixa para todos os países da União Europeia e há uma coisa boa que é o facto de Portugal ir convergir com os outros países da União Europeia a Quinze (UE15). Portugal está muito melhor», afirmou José Sócrates, esta segunda-feira, à saída da cerimónia de assinatura do memorando de entendimento dos projectos Nova Alcântara.

No entanto, o responsável admite que Portugal tem «uma situação exigente a que se somaram as condições externas (crise internacional)». «São situações que vamos ultrapassar», sublinhou.

Esta segunda-feira, a Comissão Europeia reviu em baixa a previsão de crescimento na Zona Euro de 1,8% para 1,7%, este ano. Bruxelas reviu ainda em baixa as previsões de crescimento para a economia portuguesa, segundo a qual deverá crescer 1,7% este ano, abaixo dos 2% anteriormente estimados e dos 2,2% previstos pelo Governo de Sócrates.

Sócrates garantiu ainda que «o défice em 2009 não vai aumentar e que as contas públicas já estão, neste momento, em ordem», contrariamente ao que afirma Bruxelas .