O Conselho de Administração da Altri aprovou esta quarta-feira o projecto de cisão da sociedade mediante o destaque para uma nova sociedade da unidade de negócios autónoma correspondente à gestão de participações sociais no sector do aço e sistemas de armazenagem.

Em comunicado, a Altri esclarece que «manterá a gestão da unidade de negócio da pasta e papel». A nova sociedade adoptará a denominação de F. Ramada Investimentos, SGPS, S.A (Ramada Investimentos).

A operação de cisão será submetida à apreciação e deliberação dos accionistas da ALTRI em Assembleia-geral a convocar para o efeito.

Serão atribuídas aos accionistas da Altri as acções representativas da totalidade do capital da nova sociedade na relação de 0,25 de uma acção da Ramada Investimentos por cada acção Altri detida (sendo, por conseguinte, atribuída uma acção por cada quatro detidas).

Os accionistas da Altri terão, oportunamente, a possibilidade de negociar os direitos a acções da Ramada Investimentos de que serão titulares.

Será solicitada a admissão à negociação na Euronext Lisbon das acções representativas do capital social da Ramada Investimentos.

Dimensão do negócio dita separação

«A significativa dimensão atingida pela unidade de negócio de pasta e papel da ALTRI veio intensificar e tornar mais complexa a gestão e a implementação de estratégias específicas para este ramo de actividade», explica a empresa, acrescentando que «numa lógica de focalização e transparência dos negócios, torna-se imprescindível a separação das duas unidades sob gestão da ALTRI, visando conferir-lhes uma maior visibilidade e percepção de valor pelo mercado».

Com a operação, o património (activos e passivos) da Altri reduzir-se-á pelo valor contabilístico líquido de cerca de 36 milhões de euros, correspondente à parcela da unidade de negócio de gestão de participações sociais no sector de aços e sistemas de armazenagem.

Nova empresa terá capitais próprios de 26 milhões

Com a parcela de património destacado da Altri será constituída a Ramada Investimentos, com capitais próprios de cerca de 36 milhões de euros, compostos por um capital social de cerca de 25,6 milhões e por reservas de cisão de cerca de 10,4 milhões.

A produção de efeitos contabilísticos e jurídicos ocorrerá, respectivamente, em 1 de Junho de 2008 e na data de apresentação a registo comercial da presente operação de

cisão-simples.

O Banco Português de Investimento, S.A. é o Intermediário Financeiro mandatado pela Altri para a assessoria na operação, bem como no processo de admissão à negociação das acções da Ramada Investimentos.