O Sistema Português de Pagamentos Bancários, o Multibanco, é o mais funcional da Europa, revela o estudo «UK Cash & Cash Machines 2008» da Associação de Pagamentos do Reino Unido (APACS) que comparou os ATM da Europa em 2006.

De acordo com o referido estudo, os portugueses são os líderes no número de funcionalidades disponíveis no sistema bancário de pagamentos, das quais se destacam o pagamento de serviços, carregamento de telemóveis, compra de passes para transportes públicos, transferências, consultas e operações que totalizam as sessenta.

Noruega com poucas opções

Em França, por exemplo, os utilizadores apenas podem fazer levantamentos através da rede nacional, e na Noruega pouco mais podem fazer para além de levantamentos, depósito de numerário e carregamento de telemóveis.

Portugal está também à frente dos países europeus no que toca ao número de Caixas Automáticos Multibanco por pessoa. Em 2006, havia 1.690 máquinas por milhão de adultos, resultado de um programa de crescimento sustentável da rede, como refere o mesmo estudo.