Os lucros da fabricante de «software» Oracle ascenderam, no quarto trimestre fiscal de 2008, a 2 mil milhões de dólares (cerca de 1,3 mil milhões de euros), valor que representa um acréscimo de 27 por cento face ao período homólogo.

Em comunicado, a empresa sublinha que este valor lhe permitiu ficar à frente da IBM na lista dos maiores fornecedores de «software» do mundo, estando apenas atrás da Microsoft. O motivo para o crescimento prende-se com as receitas obtidas graças às últimas aquisições do grupo.

No que diz respeito a vendas, a Oracle cresceu 24% no trimestre finalizado em Maio para 7,24 mil milhões de dólares (4,6 mil milhões de euros), enquanto as receitas de «software» cresceram 26% para 6 mil milhões de dólares (3,8 mil milhões de euros).

Em termos anuais, a multinacional alcançou receitas de 22,6 mil milhões de dólares (cerca de 14,4 mil milhões de euros).

No entanto, em matéria de perspectivas de negócio, a Oracle mostra-se cautelosa face às incertezas dos mercados financeiros e alerta para a cada vez maior demora na realização de acordos com os clientes. Para o actual período, o grupo prevê receitas de cerca de 5,5 mil milhões de dólares (3,49 mil milhões de euros).