O polémico projecto de assimetria das tarifas de terminação entra esta terça-feira em vigor. Assim, e segundo a proposta da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), está previsto o pagamento de 0,0960 euros por minuto, pela TMN e Vodafone, em cada chamada que reencaminharem para outras redes, e 0,08 euros da Optimus.

A medida será aplicada ao longo dos próximos meses, diminuindo progressivamente a margem de diferença de tarifários até Outubro do próximo ano.

Recorde-se que tanto a TMN como a Vodafone já vieram a público contestar a medida, considerando que o regulador beneficiará a empresa do grupo Sonaecom em 10 milhões de euros por ano.

Já o presidente do organismo, Amado da Silva, revelou aos jornalistas, num encontro de telecomunicações não se sentir «perturbado» com a reacção dos dois maiores operadores, que esperam recorrer da decisão.

«Já estão tão habituados às lógicas de litigação que não nos perturbará», disse o responsável. Apesar disso, Amado da Silva disse que este facto «não quer dizer que (a Anacom) não tenha boa relação com os operadores».