O selecionador Cesare Prandelli culpou a inferioridade física da Itália pela derrota na final do Euro 2012. O técnico lembrou as lesões de Chiellini e Thiago Motta e chamou a atenção para no futuro se preparar melhor as grandes competições de seleções:

«Viu-se rapidamente que eles tinham mais frescura física. Eles estavam melhor fisicamente, nós estávamos esgotadíssimos depois dos dois jogos da última passada. Nós interpretámos mal o jogo, percebeu-se cedo que devíamos fazer contenção porque fisicamente não estávamos tão bem.

Mas fizemos um Europeu extraordinário e tenho de felicitar os meus jogadores. Devemos crescer e aprender que temos de chegar a estes torneios com um tempo justo de recuperação do esforço do campeonato nacional. Depois também houve a lesão de Thiago Motta e isso cortou-nos as pernas.

Se fico na seleção? O meu futuro já está decidido e escrito. Houve momentos em que o meu humor era o que era, mas nunca houve problemas com a Federação Italiana. O nosso projeto deve seguir para a frente porque temos a força para continuar e tornar esta equipa cada vez mais forte.»