Pelo segundo ano consecutivo, o Maisfutebol inspira-se no Bidão de Ouro e lança o Pimbolim do Ano. Basicamente os leitores podem votar em quatro nomeados e eleger o pior reforço. Na última época o eleito foi Balboa, este ano surgem quatro novos candidatos, todos com um valor muito discutível.

VOTE NO PIMBOLIM DE 2010

Mas temos mais do que isso, este ano. Temos uma novidade e das boas: o Pimbolim de Carreira. Basicamente é um prémio de excepção, uma Menção Honrosa que procura distinguir um jogador que não ganhou na última época, provavelmente nunca vai ganhar este prémio, mas merecia. Merecia muito. Benítez, claro.

Pimbolim é matraquilhos (vídeo)

Contratado pelo F.C. Porto, espalhou desilusão entre os adeptos. Por isso foi emprestado. O Leixões foi o destino do argentino. No Estádio do Mar acumulou erros e assobios. Mas fez o que nunca tinha feito no F.C. Porto: um golo. Por acaso estreou-se a marcar na própria baliza. Mas também por isso é gostamos tanto dele.

Voltando ao Pimbolim do Ano, já sabe que há quatro nomeados e um mês para eleger o seu preferido. A votação começa neste 1 de Dezembro, o eleito é divulgado nos primeiros dias de Janeiro. Não se esqueça: falhar uma contratação é como falhar um golo de baliza aberta: só acontece a quem lá está. Mas merece um prémio.

Nomeados Pimbolim do Ano 2010:

COMECE JÁ A VOTAR

Caicedo. O nome provocou dúvidas nos adeptos leoninos. Infundadas, claro. O tempo veio a provar que o avançado não cai cedo, nem cai tarde: não cai de todo. Se há característica que o define é uma dificuldade extrema de locomoção. A saída do Manchester City criou aquela que foi a maior novela do período de defeso, mas o argumento era exagerado. Inversamente proporcional ao talento do avançado, aliás.

Keirrison. Quinze milhões de euros depois, já mostrou que sabe marcar golos... em jogos amigáveis. Fez um ao Celtic e um ao Santa Clara. Em jogos a sério, é que ainda não. Nem golos nem outra coisa qualquer que se veja. Pode ser cedo, é provável que sim: há jogadores que precisam de tempo. No Benfica, porém, perdeu espaço até para o jogador mais rápido com bola do futebol português: o Weldon... Fala sério, Keirrison.

Prediger. Despertou a cobiça do Benfica, acabou contratado pelo F.C. Porto. Por aqui nada de novo, portanto. As novidades vieram mais tarde. Por exemplo quando não foi inscrito na Liga dos Campeões. Ainda só foi utilizado, aliás, com o Sertanense. O que o tornaria quase um desconhecido, não se tivesse ele apresentado quando chegou. «Sou um jogador de sacrifícios.» Nota-se.

Possebon É verdade, ainda vive. Pode não parecer, mas vive. Chegou ao Sp. Braga por empréstimo do Manchester United e com a fama de craque. Afinal de contas, aos 19 anos fazia parte do plantel do campeão inglês e até tinha efectuado um par de jogos ao lado de Cristiano Ronaldo. Em Braga, porém, perdeu toda a aura. Não é qualquer jogador do Manchester United que faz a diferença no Gigante do Minho.

VOTE NO PIMBOLIM DE 2010