Este vídeo do Lance sintetiza o clima que rodeia a fase de preparação das seleções para o Campeonato do Mundo de 2014. Poucas discussões táticas ou curiosidades em torno das equipas nacionais. Fala-se sobretudo de lesões.

Portugal tem a sua dose, com Ronaldo e encabeçar um grupo de cinco jogadores com pequenas questões físicas. A dimensão dos problemas é sempre relativa, pois há um nítido esforço de várias figuras para marcar presença na fase final do Mundial.

Enquanto uns correm contra o tempo, outros doseiam o esforço para chegar ao torneio em boas condições. Depois de uma longa temporada no futebol europeu, multiplicam-se o caso de jogadores em dúvida, limitados, em gestão ou em trabalho específico.

Não é apenas uma questão portuguesa, longe disso. Cristiano Ronaldo é a grande preocupação nacional mas o panorama na seleção alemã, por exemplo, é ainda mais complexo.

Manuel Neuer, Philippe Lahm e Bastian Schweinsteiger, para além do lateral Marcel Schmelzer, integram ainda o boletim clínico e não foram utilizados no jogo-treino de quinta-feira frente aos sub-20 germânicos.

Joachim Low, por outro lado, quis dar ritmo de jogo a Sami Khedira mas o médio chocou com um adversário e ficou agarrado com joelho direito, saindo do relvado com dores. A Federação Alemã já garantiu que o problema é ligeiro.

No Tirol, o duelo com os sub-20 terminou em mais uma goleada. Depois de um 7-1, desta vez foi um 8-0. Thomas Muller marcou cinco golos! Klose, Reus e Mertesacker completaram o marcador.



Nos Estados Unidos da América, Clint Dempsey é a grande preocupação. Jurgen Klinsmann garante que o jogador será titular no amigável de domingo frente à Turquia mas, por agora, Dempsey vai treinando com cautelas.

«Ele treinou bastante mas tivemos a preocupação de não o expor a alguns movimentos que o estávamos a incomodar e a preocupar. Mas está tudo bem», disse Klinsmann.

O Gana, por seu turno, continua a treinar na Holanda e o porta-voz da federação veio a público explicar que não há qualquer lesionado no grupo. Isto depois de rumores na imprensa sobre a condição física de Mohammed Rabiu. «O Rabiu tem treinado sempre com a equipa e não escondeu qualquer lesão da equipa técnica. Ele está a cem por cento. Aliás, não já qualquer jogador lesionado aqui em Arnhem», assegurou Ibrahim Sannie Daara.

Entretanto, e observando o panorama fora do grupo de Portugal, destaque para mais um resultado preocupante para uma nação africana. Os Camarões, sem a estrela Samuel Etoo, perderam com o Paraguai (1-2), seleção que não vai disputar o Mundial.

Romero e Santa Cruz marcaram para o Paraguai. Moting reduziu para os Camarões e Idrissou desperdiçou uma grande penalidade. Dores de cabeça para o selecionador Volker Fink.



As seleções do Grupo A obtiveram resultados distintos. Na madrugada anterior, o México sorriu perante Israel. Três golos sem resposta. Hector Herrera passou mal a noite e ficou de fora, enquanto Diego Reyes foi utilizado a tempo inteiro.

Jesús Corona assustou após um choque com um companheiro de equipa. O guarda-redes foi transportado para o hospital mas viria a ter alta horas mais tarde. Nada de grave.

O Brasil, na condição de anfitrião, é o favorito do grupo e vai trabalhando num clima de aparente tranquilidade, longe de olhares indiscretos. Luiz Felipe Scolari quer resguardar o grupo mas permite que a CBF vá divulgando vídeos com momentos interessantes do estágio.

Aqui fica um bom exemplo: uma bola sem rumo a causar estragos. Marcelo sorri e diz que não foi nada com ele. Atira para culpas para Hulk. E o antigo jogador do FC Porto sorri.



A seleção canarinha prepara o Mundial em casa e espera pelas outras comitivas. A Austrália foi a primeira a chegar a Terras de Vera Cruz e os jogadores já se estão a adaptar à nova realidade. Um quadro bonito, à espera da festa do futebol.