Mário Figueiredo, presidente da Liga, confirmou esta segunda-feira, em declarações à RTP, que uma primeira vistoria já foi efetuada ao Estádio da Luz e que a infra-estrutura reúne condições para a realização do dérbi esta terça-feira.

De acordo com o responsável, no estádio estiveram representantes do Benfica e da própria Liga, mas também dos responsáveis da obra, da Protecção Civil, Cãmara de Lisboa e da Polícia de Segurança Pública. «Foi feita uma vistoria. Durante o dia foram feitas intervenções na cobertura do Estádio da Luz. Para amanhã, está marcada nova vistoria, mas tudo estará em conformidade.» Mais tarde, na SIC, o dirigente explicou que a inspeção foi feita à totalidade da cobertura do Estádio da Luz.

Projetista da Luz garante: «Estrutura aguenta aqueles ventos»

Figueiredo rejeitou liminarmente o adiamento para outra data do encontro, como medida preventiva, face aos alertas da Proteção Civil à passagem da tempestade Stephanie pelo território português. «Não podemos parar a vida globalmente por causa de fenómenos climatéricos extremos. Não podemos parar todos os jogos», atirou. 


O encontro foi adiado, este domingo, depois de terem começado a cair detritos da cobertura do estádio. Primeiro, lã de rocha, que protegia a instalação sonora; depois, algumas chapas zincadas, numa altura em que grande parte das bancadas já estava evacuada.

O Benfica emitiu ao fim da manhã um comunicado em que confirmava o pontapé de saída para esta terça-feira , às 20:15, depois de lhe terem sido dadas garantias, por parte da empresa que construiu a cobertura, de total reparação dos danos. Antes, a UEFA já tinha assegurado que a final da Liga dos Campeões não estava em causa .

Durante o dia, surgiu o cenário de uma eventual derrota do Benfica na secretaria, algo que o especialista de direito desportivo José Manuel Meirim recusou numa primeira análise, face à informação tornada pública.

Ao fim da tarde, o Sporting questionou e manifestou-se «surpreendido» com o comunicado dos encarnados , lembrando que tinha pedido uma vistoria ao recinto por uma entidade independente, e a mesma ainda não se tinha verificado.

Esta terça-feira, realizar-se-á a habitual reunião de segurança que existe em todos os jogos, e sobretudo nos clássicos, que ganha contornos mais importantes depois de tudo o que se passou nas últimas horas.