Este é um domingo preenchido, no que diz respeito à actividade dos adversários das equipas portuguesas nas provas da UEFA. Dez dos doze opositores das equipas lusas entraram em campo. Só mesmo Chelsea e BATE Borisov é que se «desviaram» do calendário. Os «blues» venceram o Burnley neste sábado (3-0), enquanto que a equipa bielorrussa entra em campo na segunda-feira.
Na Liga alemã, o Hertha de Berlim, rival do Sporting na Liga Europa, foi batido em casa pelo Werder Bremen (2-3), opositor do Nacional da Madeira na mesma competição.
O Atlético de Madrid, que reencontra o F.C. Porto na Liga dos Campeões, saiu vergado a uma derrota pesada (3-0) na visita ao Málaga de Hélder Rosário, Duda e Edinho. O APOEL Nicosia, outro adversário dos «dragões», visita o APOP.
O primeiro adversário português a entrar em campo foi o Heerenveen, que perdeu no reduto do NAC Breda. Os holandeses, recorde-se, saíram em sorte ao Sporting. Quem também vai defrontar os «leões» na Liga Europa é o Ventspils, que perdeu em casa com o Liepajas Metalurgs e deixou fugir a liderança.
O AEK de Atenas entrou em cena com uma vitória na Liga grega, e o Everton, que também é adversário do Benfica, conseguiu os primeiros pontos na Premier League, impondo-se ao Wigan, em casa.
O APOEL perdeu no terreno do APOP no arranque da Liga cipriota (4-3). Paulo Jorge, Hélio Pinto e Nuno Morais foram titulares e o defesa, que passou pelo Sp. Braga, até marcou, mas não foi suficiente para garantir os três pontos.
No que diz respeito aos opositores do Nacional, o At. Bilbao começou a Liga espanhola com uma vitória diante do Espanhol, enquanto o Austria de Viena cedeu um empate e a liderança isolada no «derby» com o rival Rapid.
Jogos dos adversários das equipas portuguesas marcados para este domingo:
F.C. PORTO:
Chelsea-Burnley, 3-0
Málaga-At. Madrid, 3-0
APOP-APOEL, 4-3
SPORTING:
Hertha-Werder Bremen, 2-3
Ventspils-Liepajas Metalurgs, 1-2
NAC Breda-Heerenveen, 2-0
BENFICA:
Atromitos-AEK, 0-1
Everton-Wigan, 2-1
NACIONAL:
Hertha-Werder Bremen, 2-3
At. Bilbao-Espanhol, 1-0
Austria Viena-Rapid Viena, 1-1
[artigo actualizado]