A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a acompanhar os cerca de 1.500 adeptos portugueses que estão na cidade ucraniana de Donetsk para assistir ao jogo entre Portugal e Espanha, da meia-final do Euro2012.

«À semelhança do que tem sido feito em Portugal desde o Euro2004, e de outros eventos que Portugal tem organizado, nós encaramos isto como uma espécie de policiamento de proximidade», explicou o comissário Luís Elias, em declarações à agência Lusa.

O comissário Luís Elias admitiu que a adesão de adeptos portugueses ficou aquém das previsões, justificando este número com o «elevado custo dos bilhetes para o jogo, da viagem e também do alojamento».

«Até ao momento não há nada a referir, há cerca de 1.500 adeptos portugueses em Donetsk. As previsões estão um pouco em baixa, mas registamos um clima de cordialidade entre os adeptos portugueses e espanhóis, como se pode ver nas imediações do estádio», explicou.

O responsável policial português rejeitou que a PSP funcione como uma «força especial» para os jogadores da equipa das quinas.

«Nós aqui temos de manter o nosso profissionalismo, obviamente vamos olhando para o que se vai passar no relvado e vamos assistindo ao jogo, mas, acima de tudo, a nossa preocupação é que não haja incidentes e colaborar com a polícia ucraniana para prevenir qualquer ocorrência que possa estragar a festa», concluiu.