É que a dimensão que a Sonaecom tem no sector «obriga-a a crescer quer organicamente, quer inorganicamente» mesmo depois da compra da actividade residencial da Oni e de ter adquirido a totalidade da operadora Tele2 em Portugal, disse o analista do Millennium BCP, Nuno Vieira, em declarações à «Agência Financeira».

Para Nuno Vieira, uma das opções de crescimento da Sonaecom «passa pela PT Multimédia», por isso encara a possibilidade da Sonaecom entrar na corrida à PTM «razoável».

O analista do Millennium BCP refere que o preço actual é «pouco atractivo para quem possa estar interessado em comprar», o que limita as opções de crescimento.

Já o analista da Lisbon Brokers, John dos Santos, garantiu à «Agência Financeira» que depois do «spin-off» é uma «boa altura para a compra». É que apesar de o processo já vir de trás, essa possibilidade torna-se cada vez «mais forte», até porque, segundo o analista, «a PTM é a líder do momento».

Essencial para a PTM é também negociar com os accionistas, isto porque a «liquidez é muito baixa e o capital está concentrado».

«Consideramos que agora o preço é ainda mais atractivo, mas há um efeito de especulação em torno dos interessados», acrescenta.

A Sonaecom «tem interesse» mas há «outros interessados a nível nacional e internacional», que tinham já mostrado empenhamento por altura da Oferta Pública de Aquisição (OPA) da qual a PT saiu vencedora.

Jonh dos Santos realça que a PTM tem, neste momento, «uma equipa de gestão muito forte», liderada por Rodrigo Costa, e que «tem uma base para trabalhar», que a pode «tornar autónoma».

Recorde-se que esta segunda-feira o «Diário Económico» avança que a Sonae estuda a corrida à PT Multimédia. Belmiro de Azevedo garante que «nunca tivemos vocação para número três» e o CEO da Sonaecom, Ângelo Paupério, refere que «vai haver um momento em que vamos dizer se a PT Multimédia está, ou não está, nos projectos de crescimento da Sonaecom».

Sobre o «spin-off», o analista da Lisbon Brokers, sublinha que «é um dado adquirido» até porque Henrique Granadeiro já tinha garantido que teria que ser feito até ao final do ano.

As acções da PT Multimédia seguem a escalar 1,82% para 10,63 euros, com 151.330 acções trocadas de mãos. Os títulos da empresa liderada agora por Rodrido Costa já estiveram hoje a subir quase 5%. Já as acções da Sonaecom estão a disparar 4,97% para os 3,59 euros.

A PT Multimédia encontra-se a recuperar das perdas recentes, depois de ter sido anunciado que o processo de «spin-off» da Portugal Telecom deve estar concluído até ao final do mês de Outubro.