Rafael Márquez, veio esta sexta-feira reclamar mais «sacrifício e esforço» a todo o plantel do Barcelona, depois da fraca prestação de quinta-feira no terreno do Valladolid (1-1). O central mexicano reconheceu que os jogos fora de casa não são encarados da mesma forma que os de Camp Nou e concordou com as críticas do seu treinador, Frank Rijkaard. O holandês disse que os jogadores têm de jogar fora da mesma forma que em casa, pressionando e trabalhando mais.
O terceiro empate em cinco jogos fora de casa por parte do Barcelona, deixou as hostes catalãs a quatro pontos do líder Real Madrid. Márquez admitiu que os jogadores já deviam estar habituados ao jogo deste tipo de equipas que deixam pouco espaço e defendem muito atrás. «Temos de nos esforçar mais para encontrar falhas nos nossos rivais e para os podermos surpreender», explica, referindo, por outro lado, que «o rendimento da equipa não é preocupante», mas que deve «jogar fora como joga em Camp Nou.»
Relativamente a uma possível mudança táctica que melhore o rendimento da equipa, Márquez é peremptório e esclarece que quem manda é o treinador: «Rijkaard decide, mas se até agora a táctica e os movimentos têm funcionado, então se calhar temos de nos sacrificar e esforçar mais para melhorar fora de casa.»