O Real Madrid é o clube desportivo mais valioso do mundo na lista da revista «Forbes», tendo destronado o anterior líder desta tabela milionária, o Manchester United. Segundo a revista, o clube madrileno vale 3300 milhões de dólares.

Embora dos merengues tenham sido vice-campeões da Liga espanhola e finalistas derrotados na Taça do Rei, tornaram-se na equipa mais valiosa do mundo graças à sua liderança nas receitas desportivas, com 650 milhões de dólares na temporada 2011-2012. O Real Madrid aumentou as suas receitas em 62 por cento dos últimos três anos na sequência de acordos como o que foi celebrado na primavera passada com a transportadora aérea Emirates, que será o patrocinador das camisolas dos merengues durante cinco anos em troca de quase 40 milhões de dólares anuais.

Em segundo lugar nesta lista estão os campeões da Premier League, Manchester United, avaliados em 3.165 milhões de dólares. Os red devils estrearam-se na bolsa de Nova Iorque em agosto passado e, desde então, as suas ações valorizaram-se 23 por cento.

O United celebrou este ano o seu vigésimo título da Liga inglesa e celebrou um acordo de sete anos com a Chevrolet por 559 milhões de dólares.

O terceiro lugar do ranking da Forbes cabe aos campeões espanhóis, o FC Barcelona, com um valor estimado de 2.600 milhões de dólares e receitas anuais de 613 milhões, dos quais 74 foram destinados à contratação do brasileiro Neymar.

Na quarta posição da lista ficou a equipa de basebol dos New York Yankees, com um valor estimado de 2.300 milhões de dólares e receitas anuais de 330 milhões, um montante para o qual contribuiu muito a venda da sua participação no canal desportivo YES no final de 2012.

Os Dallas Cowboys, com um valor de 2.100 milhões, são desde 2007 a equipa de futebol americano mais valiosa do mundo, de acordo com a publicação, que leva em linha de conta desde as receitas e os patrocínios até à capacidade dos estádios e os direitos de emissão televisiva, entre outras variáveis.

No top-10 do ranking da Forbes estão ainda os New England Patriots (1.635 milhões), os Los Angeles Dodgers, de basebol, (1.615 milhõesos Washington Redskins (1.600 milhões), os New York Giants (1468 milhões).

Entre os dez clubes mais valiosos há outro representante do futebol: o Arsenal, que ficou na décima posição, avaliado em 1326 milhões. O Bayern de Munique, vencedor da Liga dos Campeões na última temporada, aparece apenas no 12º lugar e até ao final da lista dos 50 mais valiosos do mundo, onde não há qualquer equipa portuguesa, há apenas mais dois clubes de futebol: Milan (37º lugar) e Chelsea (40º lugar).