O Grupo Auchan Portugal alcançou um volume de vendas brutas de 1.280 milhões de euros, em termos consolidados na actividade hipermercados, em 2007.

Este valor representa um acréscimo de 7,2 por cento sobre as vendas realizadas em 2006, conforme esclarece o Grupo em comunicado.

O posicionamento de preço dos hipermercados e das restantes actividades (os mais baixos nas regiões onde estão implementados), incluindo o comércio electrónico e a venda de combustíveis, face aos concorrentes, foi um dos principais factores que fez com que as vendas tivessem crescido mais de 7 por cento em 2007.

No âmbito da expansão do Grupo, os investimentos ascenderam a cerca de 66 milhões de euros. Em 2008, o Grupo contará com mais cinco novas unidades, em Santarém, Matosinhos, Faro, Guarda, Caldas da Rainha a inaugurar no segundo semestre.

Apesar dos preços inferiores aos da concorrência, bem como da criação de estruturas que permitam suportar o futuro, o EBITDA relativo à actividade de hipermercados ascendeu a 70,4 milhões de euros, valor que representa um acréscimo de 1,3 por cento sobre o ano anterior.

Inauguração do Alegro contribui

A actividade do Grupo continuou centrada na exploração de hipermercados, existindo 19 pontos de venda no final do ano, operando com as insígnias Jumbo e Pão de Açúcar, às quais se juntam as lojas Box, os espaços Saúde e Bem-estar, a Óptica Jumbo e os Postos de Combustíveis Jumbo.

Foi também inaugurado o Centro Comercial Alegro, incluindo a reinauguração do Jumbo de Alfragide, um exemplo do que mais moderno se faz na área da distribuição.

À criação continuada de postos de trabalho, mais de 10 por cento comparativamente ao ano anterior, juntou-se cerca de 343 mil horas de formação.

Também a política de responsabilidade social do Grupo Auchan, único com certificação do género na sua área em Portugal, mereceu uma particular atenção e consolidação em 2007.