O sorteio do Euro2012 ditou um Alemanha-Portugal logo na primeira jornada do Grupo C. Ricardo Costa, internacional português que jogou na Bundesliga, aguarda com ansiedade o jogo marcado para o dia 9 de Junho, em Lviv.

«Será um jogo tremendo, entre duas das melhores selecções da Europa. Quando estive na Alemanha estava a começar a fase de renovação na selecção, e a verdade é que a Alemanha é novamente uma das potências do futebol mundial. Mas também sei que os alemães respeitam imenso a nossa selecção», começou por dizer o antigo jogador do Wolfsburgo. «Vai ser necessário preparar bem o Europeu e este jogo. Qualquer desconcentração com a Alemanha será a nossa morte», acrescentou.

Em relação aos outros adversários, Ricardo Costa defende que a Holanda «tem um potencial enorme e tem uma equipa que faz o mais difícil, que é organizar bem o talento». A Dinamarca é «conhecida e também respeitável». «Teremos de ser uma equipa muito solidária, muito motivada e sobretudo muito concentrada. E deixar que o talento dos nossos melhores jogadores possa fazer a diferença. Jogadores como Ronaldo e Nani vão ser importantes, pois são os melhores do Mundo», argumentou, citado pela assessoria de imprensa.

Convocado para os Campeonatos do Mundo de 2006 e 2010, o defesa sonha agora com a presença no Europeu, ainda que não esteja a jogar com regularidade no Valencia. «Acredito muito que a experiência pode fazer a diferença em competições como esta, e eu tenho a experiência das grandes competições internacionais. Espero ser convocado e, claro, jogar e ajudar o meu país. Pode ser a última oportunidade de estar no Europeu, e não pretendo desperdiça-la. Sei que tenho a confiança de Paulo Bento e também sei que devo jogar mais na segunda metade da época. Veremos se isso é possível, pois é decisivo para mim e para esse objectivo», assumiu.