Rio Ave-Nacional AO MINUTO

O Momento

Rio Ave:

Sozinhos no fundo. A equipa de Carlos Brito vem de uma derrota injusta em Guimarães, frente a um Vitória que beneficiou de um penalty nos descontos e fugiu da zona de despromoção. A linha de água continua à distância de dois pontos, o Paços de Ferreira tombou na sexta-feira com estrondo (1-5 perante o Vitória) e as outras duas equipas com sete pontos travam duelo no domingo: Beira Mar e Feirense. Chegou a hora do tudo ou nada: o Rio Ave tem mesmo de vencer.

Nacional:

Que esperar? O Nacional venceu na despedida de Ivo Vieira, quando o jovem técnico já sabia que iria ser substituído por Pedro Caixinha. O antigo treinador da U. Leiria recebe uma oportunidade para lutar por outros objectivos na Liga portuguesa. Terá ao seu dispor um conjunto com talento inquestionável, procurando capitalizar o triunfo da semana anterior. O Nacional tem nesta altura 10 pontos. Com mais uma vitória, aproxima-se dos lugares europeus. A linha de água, porém, também está à distância de um par de deslizes.

Rio Ave-Nacional AO MINUTO

Ausências:

Rio Ave: André Vilas Boas, Paulo Santos e André Dias estão lesionados. Vítor Gomes cumpre castigo.

Nacional: Felipe Lopes cumpre sanção disciplinar, Todorovic está lesionado.

Discurso directo:

Carlos Brito: «Desejo que os jogadores estejam ao nível do que têm vindo a exibir nos últimos jogos e espero que não se deixem intimidar pela posição que ocupamos. Só com confiança e qualidade podemos aspirar sair do último lugar»

Pedro Caixinha: «Não direi que é mais um jogo, mas o início de uma nova fase da minha vida. Não estou com ansiedade. Para mim é uma enorme alegria poder preparar um jogo. Não há nada mais importante a seguir à minha família. Não há milagres, nem curandeiros ao domingo.»

Histórico de confrontos:

O Rio Ave pode apoiar-se na história para ganhar confiança. Em 14 duelos em Vila do Conde, para o campeonato português, a formação orientada por Carlos Brito contabiliza sete triunfos, contra 3 empates e 4 vitórias do Nacional da Madeira. A equipa insular inspira-se na última visita. Na época passada, logo na primeira jornada, o Nacional foi a Vila do Conde vencer pela margem mínima. Tento solitário de Felipe Lopes, ao minuto 68 (0-1).

Equipas prováveis:

RIO AVE: Huanderson; Zé Gomes, Gaspar, Jeferson e Tiago Pinto; Wires, Tarantini e Jorginho; Kelvin, João Tomás e Atsu.



Outros convocados: Rafa, Jean Sony, Éder Monteiro, Bruno China, Pateiro, Dinei, Saulo e Yazalde.

NACIONAL: Marcelo Valverde; Claudemir, Neto, Danielson e Nuno Pinto; Luís Alberto, Andrés Madrid e Juliano; Diego Barcellos, Mário Rondón e Mateus.

Outros convocados: Vladan, Tomasevic, Elizeu, Mihelic, Edgar Costa, Candeias e Anselmo.



Rio Ave-Nacional AO MINUTO