A inauguração teve Alberto João Jardim como mestre de cerimónias e foi feita pelo filho de Cristiano Ronaldo: Cristianinho teve a honra de descerrar a placa que assinala a inauguração.

A cerimónia ainda decorre nesta altura e conta com a presença, para além do próprio Ronaldo, de nomes como Paulo Bento, Pepe, Butragueño e Irina Shayk.

Ronaldo já esteve à conversa com os jornalistas e garantiu por exemplo que ainda não é certo que vá estar na gala da Bola de Ouro. O português é um dos três finalistas ao prémio, juntamente com Messi e Ribery, mas diz que a decisão sobre a viagem a Zurique ainda não está tomada.

«Ainda não sei», frisou. «Ainda falta vinte dias para a gala, portanto ainda não sei se vou estar presente. Mas tenho mais vinte dias para decidir, estou a conversar com o clube e logo veremos em conjunto o que devemos fazer.»

Cristiano Ronaldo garantiu de resto, falando da Bola de Ouro e do Mundial 2014, que «o Museu tem espaço para todos os troféus» e que não faz distinções entre eles. «Todos os troféus são importantes para mim e não consigo destacar nenhum em particular.»

Por falar em Bola de Ouro, Paulo Bento voltou a referir que será uma tremenda injustiça se Ronaldo não a vencer: o selecionador nacional garantiu até que o segundo prémio já vem com atraso.

«Estou aqui para aceder a um convite como me foi feito», começou por dizer.

«Acho que o Ronaldo é o melhor jogador do mundo, não há muitas dúvidas em relação a isso, e será uma tremenda injustiça se ele não ganhar a Bola de Ouro. Já na última vez que o Real Madrid foi campeão ele merecia a Bola de Ouro.»

Pepe, por fim, não quis individualizar sobre a Bola de Ouro. O central do Real Madrid garantiu que era uma satisfação voltar ao Funchal, mas recusou-se a individualizar sobre o prémio que faz falta naquele museu do capitão da seleção.

«Estou muito feliz por regressar à Madeira, estou muito feliz por poder estar na inauguração do Museu do Ronaldo, na terra do Ronaldo, onde toda a gente gosta muito dele», referiu. «Bola de Ouro? Espero que o Ronaldo possa ganhar mais troféus porque ele merece.»