Rui Vitória estreia-se esta quinta-feira em jogos europeus. O técnico do V.Guimarães deixa de lado essa questão e foca-se no objectivo de vencer o jogo. O treinador diz que os jogos da Liga Europa serão importantes para o crescimento do clube e demonstrou conhecimentos sobre os croatas do Rijeka.

«A equipa está muito disponível, todos os jogadores estão em condições, ainda estamos com uma pequena dúvida em relação ao Addy, mas em princípio toda a gente estará disponível. Não sou muito dado à história. Mais importante do que a estreia do Rui Vitória é a vitória do Vitória», referiu o técnico.

Rui Vitória disse não temer que a participação na Liga Europa possa interferir no rendimento da equipa nas provas internas: «Se olharmos para estatístico em termos nacionais, às vezes há oscilações de rendimento. Neste caso, a Liga Europa não vai ter um peso para nós.»

«Rijeka é equipa de qualidade»

Questionado sobre a valia do seu adversário, Rui Vitória recusa catalogar o Rijeka como um adversário teoricamente fácil: «Não ouvem da minha boca qualquer alusão a catalogar a equipa em relação aos nomes que elas têm. É certo que o Lyon e o Sevilha têm mais estatuto, mas uma coisa é o estatuto, outra é o que a equipa vale na realidade.»

O treinador do V.Guimarães apoiou-se nos números do clube croata para demonstrar as dificuldades que o seu conjunto espera, expondo o histórico do seu adversário até agora.

«O Rijeka ainda é segundo no campeonato da Croácia, ainda não perdeu em 15 jogos: tem nove vitórias e seis empates, tem trinta golos marcados e dez sofridos e eliminou o Estugarda para aqui estar. Estão juntos há dois anos. Temos a noção clara daquilo que vamos encontrar», relembrou.

«Mostrar o Vitória do ponto de vista internacional»

Rui Vitória diz que também para o clube vai ser uma oportunidade de se mostra a nível internacional: «Vai ser um espaço que vamos aproveitar muito bem para mostrarmos o que é o Vitória do ponto de vista internacional, mas sem obsessão. Olhamos para esta competição com muita motivação.»

O técnico de 43 anos admite que esta competição exigirá outro ritmo ao seus jogadores: «Acho que estes jogos são fundamentais para o nosso crescimento, é um envolvimento diferente, e nós vamos aproveitar isso, vamos jogar com mais intensidade, com um ritmo diferente do futebol português que pode ser interessante para a nossa equipa.»

Rui Vitória garante que o grupo está motivado e com ambição para disputar, pelo menos, os seis jogos da fase de grupos: «São seis jogos, pelo menos, que serão importantes para o nosso crescimento, em que vamos jogar com muita motivação e com muita ambição.»