Dmitry Alenitchev, ex-jogador do F.C. Porto, chegou a acordo com o Spartak de Moscovo para a rescisão do contrato que o ligava ao emblema moscovita. O centrocampista russo voltou ao seu país no Verão de 2004, logo depois de se ter sagrado campeão da Europa pelos dragões, mas com a chegada do técnico Alexander Starkovs acabou por perder espaço na equipa.
Não se julgue, no entanto, que este afastamento se tratou puramente de uma opção técnica. Alenitchev, nomeado capitão de equipa no início de 2005, muitas vezes demonstrou o seu desagrado pela pouca aplicação de alguns companheiros e pelas condições deficitárias das estruturas do Spartak. Juntando tudo isto, o letão Starkovs prescindiu dos serviços de «Aleni» e colocou-o a trabalhar à parte do restante plantel.
Com a demissão de Alexander Starkovs e a entrada de Vladimir Fedotov, chegou a ser considerada a reintegração de Alenitchev, o que não veio a suceder. Amitry Alenitchev representou em 54 ocasiões a selecção da Rússia e esteve no F.C. Porto entre as temporadas de 2000/01 e 2003/04. Ao serviço dos azuis e brancos venceu, entre outras, a Taça UEFA de 2003 e a Liga dos Campeões de 2004, tendo marcado um golo nas finais das respectivas provas.