Autor: Ivan Kalashnikov*

Como seria de esperar face à sua nacionalidade, Dick Advocaat adora o 4x3x3 e não gosta de variar o esquema. O holandês apresentou esse sistema no Zenit, em 2007, e usa exatamente o mesmo na seleção nacional da Rússia.

Desde que Guus Hiddink partiu, na ressaca da campanha de sucesso no Euro2008, a equipa russa ficou mais sólida na defesa mas menos perigosa nas transições ofensivas, não esquecendo que Arshavin e os seus companheiros daquela altura estão quatro anos mais velhos.

Igor Akinfeev, guarda-redes do CKSA de Moscovo, será a primeira escolha se a condição física assim o permitir. Ele falhou parte da época devido a uma lesão nos ligamentos mas voltou em Abril e deve ter tempo para recuperar a sua forma. Isso pode ser duro para Vyacheslav Malafeev do Zenit, que fez a melhor época da sua carreira. Jogou bem na liga russa e na Liga dos Campeões. Akinfeev, contudo, é mais conceituado e comunica bem melhor com os defesas (que são sobretudo do seu clube, o CKSA).

No centro da defesa, o CSKA disponibiliza Sergey Ignashevich (que esteve perto do West Ham em 2009) e um dos gémeos Berezutsky, Vasily.

Yuri Zhirkov é a escolha mais provável para o lado esquerdo da defesa. Antes de Hiddink, ele nunca tinha jogado no quarteto defensivo, mas o sucesso no Euro2008 fez com que os treinadores olhem mais para Zhirkov como um ala que como um extremo. No Anzhi Makhachkala, ele tem jogado sobretudo a meio-campo, mas é pouco provável que isso aconteça na seleção.

À direita estará Aleksander Anyukov do Zenit, o lateral com maior número de assistências nos grupos de qualificação do Euro2012.

As três posições no setor intermediário podem ser ocupadas, igualmente, por jogadores do Zenit. Igor Denisov irá jogar como médio de contenção, no apoio a Roman Shirokov e Konstantin Zyryanov, embora o lugar deste último não esteja assegurado.

Zyryanov, agora com 34 anos, pode ser substituído pelo impressionante Denis Glushakov do Lokomotiv de Moscovo, o jogador com mais golos marcados de fora da área ao longo do campeonato russo. Igor Semshov do Dínamo de Moscovo também luta por esse lugar.

No Euro2008, Hiddink surpreendeu tudo e todos com a chamada de Sergey Semak, veterano que foi eleito capitão e brilhou com intensidade. Agora, mesmo aos 36 anos, Semak pode repetir a chamada, face à sua forma recente.

Há várias opções para o ataque mas nenhuma delas é realmente convincente.

Andrey Arshavin deve ser titular na fase de grupos embora não esteja na sua melhor forma física. Durante a qualificação, Advocaat usou Arshavin de um lado e o jovem do CSKA, Alan Dzagoev, do outro. Dzagoev, sendo um número 10 de origem, tinha de cortar para dentro vindo da direita.

Vladimir Bystrov, o extremo do Zenit, pode jogar no lugar de Dzagoev para acrescentar profundidade à equipa e agressividade no ataque pelos flancos.

O selecionador da Rússia costumava jogar com um ponta-de-lança isolado, embora Roman Pavlyuchenko e Pavel Pogrebnyak não tenham sido brilhantes esta época. Pogrebnyak, ainda assim, ganhou novo alento com a transferência para o Fulham.

Aleksandr Kerzhakov do Zenit, como um dos melhores marcadores do campeonato da Rússia, não pode ser ignorado desta vez. Hiddink não contou com ele no Euro2008. Kerzhakov pode acabar por jogar no apoio ao ponta-de-lança mas, seja qual for a sua posição, ele será provavelmente a maior ameaça ofensiva da Rússia. Pelo menos, a avaliar pela sua forma esta época.

* Ivan Kalashnikov é editor do Sports.ru. Este artigo está integrado na Euro2012 Network, uma cooperação entre alguns dos melhores meios jornalísticos dos 16 países participantes na competição.