Gari Kasparov foi, durante décadas, um dos grandes nomes do xadrez mundial. Recentemente deixou o desporto para de dedicar à política e, a julgar pelos últimos acontecimentos, já deve estar a pensar que não há actividade mais perigosa do que defender as causas em que acredita.
O russo tem sido um das vozes que na Rússia denunciam o autoritarismo de Vladimir Putin, situação que lhe tem valido um considerável aumento de inimigos. O que o ex-xadrezista certamente nunca esperou foi vir a ser agredido¿com um tabuleiro de xadrez.
O incidente aconteceu no final de um encontro com activistas juvenis que, teoricamente, partilhariam as mesmas ideias de Kasparov. Pelos vistos, nem todos. Um deles aproximou-se com o pretexto de pedir um autógrafo. Kasparov pegou no papel para assinar e foi nesse momento que o pseudo-fã lhe desferiu um golpe na cabeça com o tabuleiro, enquanto o insultava.

Apesar do hematoma, Kasparov ainda brincou com a situação: «Ainda bem que na Rússia o basebol não é um desporto popular». Pois, porque uma pancada de um taco de basebol sempre deve doer um pouco mais.