José Mourinho tem ódios de estimação em todos os cantos do Mundo. Na Holanda são muitos os que ficam irritados com o treinador português. Mas no RKC Waalwijk, clube da Liga holandesa, está um português que não se cansa de defender o compatriota. Contra todos, Bernardo Vasconcelos diverte-se a «picar os colegas», como diz ao Maisfutebol, na defesa do técnico do Chelsea.
«Na Holanda tinham a imagem que o Mourinho é arrogante e depois do que se passou com o Rijkaard no jogo com o Barcelona passaram a odiá-lo. Eu estou sempre a dizer bem do Mourinho. Já gostava dele quando estava em Portugal e cada vez o admiro mais. Por isso levo camisolas do Chelsea e os meus companheiros ficam todos irritados, mas o Mourinho não dá a mínima hipótese e deixa-me sempre ficar bem, pois acerto nos prognósticos que faço», conta entre sorrisos o avançado luso.
O jogo da primeira-mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões acentuou o ódio dos holandeses a José Mourinho. A poucos dias da deslocação do AZ Alkmaar a Alvalade, Portugal volta a fazer parte das conversas diárias dos holandeses e Bernardo Vasconcelos volta a defender os que, como ele, falam a língua de Camões.
«Já tínhamos falado muito quando o Sporting jogou com o Feyenoord. Eles diziam que o Sporting ia ser eliminado e eu disse-lhes sempre que não. Que ia vencer e continuar na Taça UEFA. É quase como com o Mourinho. Na Holanda odeiam o Mourinho e isso irrita-me muito e por isso estou sempre a picá-los com o Mourinho. (risos) Agora com o Sporting passa-se a mesma coisa. Eu digo-lhes que o Sporting vai passar facilmente a eliminatória frente ao AZ Alkmaar. Digo-lhes que vai ser goleada e eles contrapõem dizendo que não vai ser fácil o Sporting vencer. É engraçado, pois sou o único português no meio deles», desabafa ao Maisfutebol.
Os portugueses têm fama de receber bem, mas o futebol encarrega-se de provar que também somos bons defensores da nossa pátria, ou melhor, dos que nasceram num cantinho da Europa...