A FIFA vai pagar uma verba diária a cada clube que ceder jogadores para o Mundial 2010. Tal como já tinha acontecido com a UEFA para o Euro 2008, os clubes receberão uma compensação, neste caso de 1600 dólares diários (cerca de 1000 euros) por cada jogador.
«O dinheiro será pago a partir de 15 dias antes do início do torneio até um dia depois de terminar a participação do jogador na competição», explicou Jerome Valcke, secretário-geral da FIFA, nesta quinta-feira, revelando que a verba total para esses pagamentos é de 40 milhões de dólates.
A FIFA divulgou ainda os prémios monetários para as selecções no Mundial 2010. O futuro campeão do mundo receberá 30 milhões de dólares, enquanto o segundo classificado ficará com 24 milhões. Todas as equipas participantes receberão um milhão de dólares extra para os custos de preparação. No total, os prémios monetários serão de 420 milhões de dólares, um aumento de 61 por cento em relação ao Mundial 2006.
O Comité Executivo da FIFA cuja reunião prosseguiu nesta quinta-feira, decidiu ainda manter as regras para o torneio olímpico, pelo que em Londres 2012 as selecções ainda vão poder três jogadores com mais de 23 anos. Além disso, ficou decidido alargar a 24 equipas o Mundial feminino.