A Comissão de Cultura e Desporto do Parlamento Basco rejeitou, esta quarta-feira, a proposta do Partido Popular [PP] para que a seleção espanhola de futebol possa jogar no estádio San Mamés, em Bilbau.

A proposta de lei do PP tinha como intuito solicitar à Real Federação Espanhola de Futebol a realização de um jogo da seleção no estádio do Athletic. A secretária geral do PP, Nerea Llanos, referiu que a última vez que a seleção espanhola jogou em Bilbu  foi em 1967, muito por culpa do «antiespanholismo» de alguns responsáveis políticos.

Os representantes do Partido Nacionalista Vasco e do partido EH Bildu justificaram a rejeição da proposta por considerarem que La Roja não representa a comunidade autónoma e pela necessidade de oficializar as seleções bascas.

Por sua vez, o partido Elkarrekin Podemos absteve-se da iniciativa. Ainda assim, teceu críticas ao PP por «procurar conflitos onde não os há» e por ignorar que existe «uma importante reivindicação a favor do reconhecimento das seleções bascas assumida por uma grande parte da população».

Em sentido contrário, o Partido Socialista de Esukadi-Euskadiko Ezkerra, manifestou o apoio à iniciativo do Partido Popular, tendo argumentado que vários jogadores e treinadores bascos representaram a seleção de Espanha.