Gostam de jogar râguebi e são homossexuais. Vai daí, decidiram juntar-se numa equipa para combater preconceitos e estão a jogar um torneio. Chamam-se «Dark Horses», depois de já se terem chamado «Boys Just Wanna Have Fun».

«O desporto colectivo em Portugal alimenta a homofobia, este projecto não. É um projecto desportivo que não discrimina ninguém. Não importa a orientação sexual, a cor de pele ou se vive sozinho, com a mãe ou com o gato», conta à agência Lusa Filipe, criador e treinador da equipa.

Nos «Dark Horses» não há discriminação, acrescenta, revelando que além dos homossexuais, em maioria, «há um jogador casado e um outro jovem de 18 anos que tem uma namorada».

Filipe, que começou a jogar numa equipa amadora quando era estudante universitário, diz que os homossexuais «sentiam-se deslocados no grupo» das equipas existentes.

Os «Dark Horses» nasceram em Setembro do ano passado e o nome original, «Boys Just Wanna Have Fun», não foi completamente abandonado: baptizou a associação desportiva da equipa.

Nesta altura disputam o Pitch Beach, torneio que decorre até domingo no Estádio Nacional e na Praia de Carcavelos e onde estão ainda os franceses «Los Valents» e os belgas «Straffe Ketten RFC».