Temos o bom hábito de fazer resoluções para o novo ano que se avizinha ao som das doze badaladas e do toque dos copos de champanhe. O importante é que esse bom hábito não se fique apenas pelas boas intenções, e que tudo seja esquecido em meados de Janeiro.

É verdade que já passou a época dos excessos e da abundância de doces. O resultado costuma ser o aumento de uns quilos que, passadas as festas, não são nada bem-vindos.

Foram cerca de duas semanas, entre o Natal e os Reis, a depenicar em mesas cheias de fritos envolvidos em açúcar. Agora, convém remediar o mal que já foi feito.

Comece hoje mesmo a limpar o seu organismo e a fazer jus às mudanças que prometeu fazer, de mais exercício físico e uma alimentação saudável. Talvez até perder aqueles quilos a mais de que há tanto tempo anda a tentar libertar-se.

Beba muita água durante o dia, apontando para cerca de uma garrafa de litro e meio. Pode optar por fazer uma infusão de chá verde e ir bebendo ao longo do dia.

Durante uma semana, faça uma alimentação depurativa e desintoxicante, abdicando totalmente da carne vermelha. O ideal seria não comer qualquer tipo de carne e manter uma dieta à base de fruta e verduras.

Comece o dia com uma rodela de ananás, ou um kiwi, ou uma laranja, ou meia papaia, antes do pequeno-almoço. Ao longo do dia, no intervalo das refeições, beba muita água e coma maçãs.

Faça do seu almoço uma refeição verde: uma boa dose de legumes cozidos temperados com azeite e vinagre, ou uma boa salada de alface, tomate, rúcula, canónigos e cenoura, também temperada com azeite e vinagre. Pode incluir na refeição um queijo fresco pequeno, ou um terço

de requeijão, ou um pedaço de tofu.

Evite beber às refeições, mesmo que seja só água. Quando bebemos à refeição acabamos por mastigar pior os alimentos, porque temos um líquido para ajudar o processo. Durante esta semana de purificação, o ideal é não consumir de todo qualquer bebida que seja alcoólica.

Mas se não consegue mesmo passar sem beber enquanto come, esqueça os refrigerantes e prefira um pequeno copo de vinho tinto, num equivalente a quatro ou cinco golos de vinho.

Durante a tarde, tente comer uma peça de fruta pequena de duas em duas horas: um kiwi, ou uma tangerina, uma maçã pequena, seis bagos de uva ou morangos, ou algumas bagas de

framboesas ou mirtilos. O mirtilo é uma excelente fonte de antioxidantes, embora não seja uma fruta barata.

Ao jantar, limite-se a comer uma boa sopa de legumes e lembre-se de que esta deve ser a sua última refeição do dia. Depois do jantar, não ande a petiscar. Se sentir necessidade de comer alguma coisa, beba uma infusão de camomila, cidreira ou outra tisana do seu agrado. A bebida

quente e aromática vai satisfazer o seu desejo de comida.

Vai ver que o seu corpo vai agradecer esta semana de equilíbrio. Para se manter saudável e reeducar a sua alimentação, procure um nutricionista e comece uma nova etapa na sua vida.

A importância do apoio de um profissional consciente é ajudá-lo a ultrapassar a resistência inicial que possa ter a uma alteração de rotina alimentar. Muitas vezes, o problema também reside em não sabermos por onde havemos de começar a criar a mudança, pelo que um plano alimentar pode fazer toda a diferença para a/o colocar no bom caminho.

Tenha um Ano Novo com muita saúde, e comece hoje mesmo a cumprir as suas promessas: troque o elevador pelas escadas, e junte uma colher de sopa de cereais integrais ao iogurte que come de manhã. As grandes mudanças começam com pequenas alterações da nossa rotina.

Humberto Barbosa

Contacto: 21 458 85 00

Clínica do Tempo