Fernando Santos identifica «semelhanças» enormes entre o futebol das Ilhas Faroé e o da Islândia. O adversário-revelação de Portugal no Euro2016 utiliza um futebol mais direto, de acordo com Fernando Santos, mas noutros pontos de avaliação é evidente a parecença.

«Na organização, na forma como são muito rápidos no contra ataque e na enorme disponibilidade para o jogo. Também têm boa qualidade técnica no meio campo e no ataque, mas usam menos o futebol direto. Não fazem tantos cruzamentos nem passes longos», disse o selecionador nacional, em conferência de imprensa realizada em Torshavn.

Santos está devidamente documentado e vai mais longe nos elogios. «Ele têm crescido muito nos últimos cinco anos. Na qualificação para o Euro2016 estiveram bem e criaram dificuldades aos adversários. Isso mantém-se nesta fase de apuramento. Até podiam ter vencido a Hungria em casa e foram vencer à Letónia. Espero um jogo muito difícil contra uma seleção motivada».

Depois de admitir «alterações no onze inicial» de Portugal, Fernando Santos falou sobre a necessidade de jogar em piso sintético. «O adversário está mais adaptado a este piso, mas não é por isso que vamos deixar de ser competitivos. Temos de ultrapassar as Ilhas Faroé e o piso».