Antes de embarcar para a Suíça, onde o Sporting vai realizar um estágio até ao próximo dia 19, Jorge Jesus não deixou passar em claro a vitória da Seleção Nacional no Europeu.

O técnico dos leões começou por elogiar o trabalho dos clubes portugueses. «Esta vitória da Seleção é dos clubes em Portugal. Os clubes é que criam e fomentam a qualidade do jogador português. O que tenho dito ao longo destes anos é que o campeonato português é muito forte. No onze da Seleção [no jogo da final], cinco jogadores jogavam no campeonato português», sublinhou.

«A Seleção e o futebol português está de parabéns e o povo português também. Esta é uma afirmação da qualidade do povo português. Sempre fomos uns conquistadores e o futebol tem sido exemplo disso», acrescentou.

«Se temo perder os quatro campeões da Europa? É o preço do sucesso»

Jorge Jesus deixou ainda rasgados elogios ao trabalho do selecionador Fernando Santos, que considerou ter tido a «sabedoria» necessária para conduzir a equipa das quinas rumo ao êxito. Um mérito que, na opinião do treinador do Sporting, nem é apagado pelos três empates na fase de grupos da competição. «Foi um treinador de estratégia. Isto não é um campeonato: é um torneio. Os campeonatos é que são a três pontos. O Fernando Santos soube montar uma equipa para ganhar um torneio onde a vitória inclui prolongamento e grandes penalidades. Parabéns! Teve grande mérito, sabedoria e estratégia.»

O técnico dos leões elogiou ainda Fernando Santos por ter incluído um jogador em particular no lote dos 23. «Parabéns também ao Éder. A convocatória dele foi posta causa pela comunicação social e foi o jogador que determinou a vitória da Seleção. É mais uma vitória do Fernando Santos», rematou.