O escultor João Cutileiro acedeu ao convite do Maisfutebol e escolheu um onze magnífico para a Selecção. O autor de uma das obras mais polémicas da sociedade portuguesa, o Memorial ao 25 de Abril, pôs-se na pele de seleccionador e revelou-nos a equipa ideal de todos os tempos.
O escultor prestou homenagem a Jesus Correia (ex-Sporting), já falecido, e, embora talvez não o escolhesse para o onze, revelou ser um dos jogadores que destaca no futebol português.
João Cutileiro viveu alguns anos em Londres e por força disso mesmo não se lembra de alguns (poucos) jogadores da nossa lista: «Como vivi alguns anos em Londres alguns dos jogadores não me recordo deles», afirmou.
O escultor deixa um desafio de imaginação aos leitores do Maisfutebol: «Tentem imaginá-los uniformizados a jogar num filme de ficção científica».
«A minha selecção, comparada com as de agora, era a melhor, mas isso seria injusto. Comparada com outras selecções mundiais de sempre, se calhar um Brasil ou uma Inglaterra eram superiores. Mas a nossa Selecção também seria muito boa e capaz de rivalizar com qualquer uma», concluiu o artista.
A Selecção de João Cutileiro:
Vítor Baía
João Pinto
Jorge Costa
Fernando Couto
Hilário
Figo
Paulo Sousa
João Alves
Futre
Eusébio
Pauleta.