Jorge Fucile não foi inscrito pelo F.C. Porto nos últimos dias do mercado de inverno e voltou a treinar à parte do plantel nesta sexta-feira. O jogador tem contrato até 2014.

O lateral uruguaio chegou a Portugal na semana passada, após período de empréstimo ao Santos, e tinha a esperança de voltar a trabalhar com o plantel azul e branco. Contudo, isso não aconteceu.

Na quinta-feira, fonte próxima do jogador garantiu ao Maisfutebol que este ficaria na Invicta e poderia mesmo ser reintegrado. Fucile acreditava que poderia assumir-se como alternativa a Danilo e Alex Sandro, com quem chegou a jantar esta semana.

Porém, até à meia-noite, o seu nome não surgiu na lista de jogadores inscritos pelo F.C. Porto para disputar as competições profissionais na presente temporada.

Tal como aconteceu nos últimos dias, Fucile voltou hoje a trabalhar no Olival em horário separado. O plantel às ordens de Vítor Pereira treinou de manhã, enquanto o uruguaio manteve a forma no período de tarde.

O Maisfutebol sabe que o F.C. Porto cumpre o estipulado no contrato entre as partes, designando o recuperador físico Raul Costa para acompanhar Jorge Fucile nessas sessões de trabalho individualizado.

Recorde-se que o internacional uruguaio contraiu uma lesão durante o período de empréstimo ao Santos e fez o seu último jogo oficial a 15 de abril de 2012.

Resta perceber qual é o futuro do jogador, que tem um contrato válido até 2014. Há mercados abertos em alguns países, como Rússia ou Brasil.

Um empréstimo com opção de compra poderia ser a solução, mas Fucile teria liberdade para, no início do próximo ano, assinar a custo zero por outro clube. As partes continuam a estudar uma solução para o lateral.