Não é um marco para recordar, mas Sérgio Nunes prefere olhar para ele de forma positiva. O defesa central do Desp. Aves esteve no Benfica durante duas temporadas, 1999/00 e 2000/01, e na segunda participou na mais tenebrosa campanha da história dos encarnados. Nesse ano em que o Boavista se sagrou campeão nacional, as águias acabaram a liga em sexto lugar, mas a esta distância o defesa do Aves prefere recordar ao Maisfutebol as partes boas da relação mantida com o adversário de domingo.
«Não ganhei nada nas duas temporadas em que lá estive, é verdade, mas só posso ter boas recordações. Para a minha carreira foi muito importante lá ter estado, pela experiência e maturidade que adquiri, até por ter sido jogador de treinadores com a qualidade de Toni, Jupp Heynckes e José Mourinho.» Apesar de nunca se ter imposto como titular absoluto, Sérgio Nunes ainda participou em 28 jogos de carácter oficial com a camisola do Benfica e apontou dois golos, ambos para o campeonato nacional.
Depois da saída da Luz, passou três anos nos Açores e cumpre já a terceira temporada na Vila das Aves onde, aos 32 anos, fala como um dos mais experientes jogadores da equipa orientada pelo prof. Neca. Por isso, tentámos saber de que forma Sérgio Nunes tem tentado ajudar os mais jovens do plantel, no fundo a esmagadora maioria dos seus colegas, antes da deslocação ao terreno do Benfica. «Acima de tudo, tenho-lhes dito que temos de jogar de forma natural e descontraída. Nós não temos nada a perder, pelo contrário. Tudo aquilo que conseguirmos, é bom para o Aves», confessou o defesa central.
Sérgio Nunes quer aproveitar a pressão que as águias carregam sobre os ombros
O Benfica atravessa uma fase periclitante e agravada com a derrota perante o Manchester United. Sérgio Nunes concorda que isso poderá jogar em favor do Aves, até porque os minhotos têm obtido as suas melhores prestações na condição de visitantes. «Para o Benfica é imperioso vencer em casa, mas do outro lado vai estar um Aves que está a treinar muito bem e que tudo vai fazer para sair satisfeito. Os resultados mais positivos para nós têm sido conseguidos fora de casa e queremos que isso se mantenha.»
Não é segredo para ninguém que o prof. Neca aposta numa atitude de grande contenção nos jogos fora de casa. Sérgio Nunes confirmou-nos esta ideia e explicou como vai jogar o Aves no Estádio da Luz. «Baseamos o nosso jogo no aspecto defensivo, porque se não sofrermos golos é porque não perdemos. Depois, tentamos sair em contra-ataque. Nas partidas fora de casa, o nosso jogo passa muito por isto. Vamos tentar jogar no erro do Benfica e aproveitar as oportunidades que surjam para o nosso lado», finalizou, encantado por regressar a um grande palco do futebol português.