Portugal despediu-se neste sábado dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi, depois de Arthur Hanse não ter chegado ao fim da prova de slalom, devido a uma queda na primeira manga.

A prova, ganha pelo austríaco Mario Matt, contou ainda com a primeira participação de sempre de um atleta de Timor Leste. Yohan Goutt Gonçalves concluiu as duas mangas , a primeira em 1.09,01 minutos e a segunda em 1.21,88 minutos, terminando em 45º lugar, último entre os atletas que concluíram a prova, em 117 participantes.

Foram muitos os abandonos, numa pista que estava em condições difíceis, nota Arthur Hanse. «Estou muito triste. Sinto-me desiludido por não chegar ao fim, pois era esse o meu objetivo. A pista estava muito difícil, em condições péssimas», assumiu o português, de 21 anos.

Depois de não ter também terminado o slalom gigante, Arthur Hanse partiu neste sábado do 96º lugar, o que não ajudou: «Já havia socalcos em plena pista. Basta ver que apenas um terço dos atletas chegou ao fim. Infelizmente não fui um deles.»

Camille Dias, a outra atleta portuguesa em Sochi, foi 40ª no slalom e 59ª no slalom gigante.