A adesão à greve na Valorsul atingia, pelas 16:00, os 85 por cento, revelou à Lusa Delfim Mendes, dirigente do Sindicato da Indústria Química, Farmacêutica, Petróleo e Gás do Centro Sul e Ilhas (SINQUIFA).

De acordo com a mesma fonte, a paralisação foi total na Central de Incineração de S. João da Talha e na Estação de Tratamento e Valorização Orgânica de S. Brás, na Amadora.

Já no Aterro de Mato da Cruz e no Centro de Triagem e Ecocentro, no Lumiar, a adesão à greve saldou-se, respectivamente, nos 50 e 80 por cento, revela o sindicato.

Da parte da Valorsul, ainda não foi possível contabilizar o número de grevistas por instalação, mas a empresa estima que só 30 por cento do total dos trabalhadores não tenha comparecido no emprego no turno das 16:00.

Os trabalhadores da Valorsul, empresa que trata do lixo dos concelhos da Amadora, Lisboa, Loures e Vila Franca de Xira, encontram-se em greve desde as 00:00 de terça-feira e por tempo indeterminado, por um aumento salarial de 3,7 por cento e contra a redução do tempo de descanso mínimo entre turnos de 12 para oito horas.