Alguns camionistas portugueses já deixaram a fronteira de Vilar Formoso e seguem viagem em direcção a Espanha, após as autoridades espanholas terem dado garantias de segurança, disse à Lusa fonte policial.

Segundo fonte da GNR local, durante a manhã saíram do Parque TIR da principal fronteira terrestre portuguesa «cerca de 50 dos 350 camionistas» ali parados.

«Alguns camiões têm-se dirigido para Espanha em virtude da Guardia Civil ter feito um reforço de vigilância nos itinerários principais, nomeadamente em estradas principais e auto-estradas», adiantou a fonte.

Referiu que «muitos camionistas portugueses arriscaram seguir para Espanha, embora com alguns receios de problemas que possam ocorrer» quando efectuarem paragens para descansar ou para as refeições.

Os camionistas têm permanecido retidos, desde domingo, na fronteira de Vilar Formoso, evitando entrar em Espanha, com receio de retaliações, devido à paralisação dos motoristas do país vizinho.

Segundo fonte da Brigada de Trânsito (BT) da GNR da Guarda, com a saída dos camionistas, o Parque TIR de Vilar Formoso «começa a ficar vazio», admitindo que a situação possa ficar normalizada «ao longo do dia».

A fonte adiantou que, apesar da concentração de camionistas, «está tudo calmo» na principal fronteira terrestre portuguesa.