A diabetes tipo 2 pode eliminar-se em sete dias com a adopção de uma dieta diária de 600 calorias, defende um cientista da Universidade de Newcastle.

O director do Centro de Ressonância Magnética daquela universidade inglesa, Roy Taylor, submeteu durante oito semanas um grupo de 11 voluntários a quem tinha sido diagnosticada a doença a uma dieta extrema de bebidas especialmente concebidas para este efeito e a verduras sem amido.

Uma semana depois, os níveis de açúcar no sangue antes do pequeno-almoço tinham voltado ao normal, o que indicava que o pâncreas e o fígado estavam a funcionar. Três meses depois, sete dos voluntários estavam livres da doença.

Segundo Roy Taylor, que apresenta no próximo fim-de-semana a sua descoberta numa conferência da Associação Norte-Americana contra a Diabetes em San Diego, nos EUA, um excesso de gordura impede o funcionamento do pâncreas a nível celular e a normal segregação de insulina, que regula o açúcar no sangue.

Quando, com aquela dieta, se elimina a gordura, o pâncreas recupera o seu normal funcionamento.

Até há pouco tempo, acreditava-se que a diabetes tipo 2, a mais frequente, era irreversível, mas agora o cientista britânico afirma ter demonstrado que pode inverter-se o processo.