O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações apelou hoje ao «bom senso» dos pilotos portugueses para que suspendam a greve e manifestou total disponibilidade para discutir com os sindicatos em prol de uma decisão rápida e consensual.

«Apelo ao Sindicato [Nacional dos Pilotos de Aviação Civil (SPAC)] para que tenha bom senso suficiente, para que pare com a situação grevista, que é extremamente prejudicial para a TAP, para a economia portuguesa, para a imagem do país e para a qual não encontro razões neste momento», declarou o Mário Lino, à margem da Conferência «Auto-estradas do Mar e Logística», a decorrer em Lisboa no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia (UE).

Mário Lino considerou tratar-se de uma greve «mais marcada por objectivos políticos que por objectivos laborais» e salientou a «maior boa fé» do Governo em alcançar uma solução «rapidamente».

«Não se chegou a uma situação em que o Governo tivesse dito "não vamos discutir mais" ou "não vale a pena continuar a falar". Da parte do Governo existe a maior boa fé, o maior empenhamento em resolver os problemas», frisou.

Quanto a datas, o titular da pasta dos transportes foi claro: «Não há uma data limite, não tenho nada para impor aos sindicatos».

E reiterou: «Estou disponível para discutir, compreendo, e quero dar esse sinal, que a minha posição não é para arrastar esta discussão. Eu quero chegar a conclusões rapidamente, marcando um prazo rápido para fazermos as reuniões necessárias para chegarmos a uma conclusão».

Centenas de pessoas estão hoje a ser afectadas pela greve de pilotos portugueses.

Desde o início da manhã que os passageiros estão a ser informados nos balcões do check-in da TAP que devem deslocar-se aos balcões de vendas da companhia para conseguir bilhetes em voos de outras companhias.

A TAP cancelou hoje de manhã 12 voos com partidas de Lisboa, Porto, Faro e Açores, prevendo que a primeira ligação aérea se faça apenas às 18:05, com destino a Paris, quando o primeiro voo, para a capital francesa, deveria ter partido às 08:00.

No aeroporto da Portela foram cancelados os voos para Paris-Charles de Gaulle, Bruxelas, Madrid, Zurique, Amesterdão, Ponta Delgada, Barcelona, Veneza e Bolonha.

Do Porto, foi cancelado o voo para Lisboa/Rio de Janeiro, enquanto de Faro foi cancelada a ligação aérea para Lisboa.

De Ponta Delgada foi cancelado o voo para Lisboa, mas a SATA realizou de manhã o voo para São Jorge e Terceira.

A greve, em protesto contra o aumento da idade da reforma para os 65 anos e pela alteração do valor das pensões, decorre hoje, quinta-feira e sábado, e, novamente, a 05, 07 e 09 de Novembro.

Hoje, a 27 de Outubro e 05 e 09 de Novembro a paralisação tem início às 04:00 e termina às 17:00, enquanto nos dias 25 de Outubro e 07 de Novembro as paragens serão entre as 00:00 e as 24:00.