Um português e um espanhol que participam num piquete de greve no País Basco, em Espanha, foram detidos esta madrugada depois de ameaças ao motorista de uma furgoneta, a qual também danificaram, noticia a agência Lusa.

Fontes do departamento de Interior do governo basco confirmaram à Lusa que as detenções ocorreram cerca das 1h30 desta noite num piquete que está instalado na estrada nacional 1, próximo do posto fronteiriço de Behobia, em Irún.

Um grupo de elementos do piquete terá retido a furgoneta cujo condutor foi ameaçado com uma chave que lhe foi colocada no pescoço.

Agentes da polícia que estavam no local detiveram dois homens, um cidadão português de 37 anos e um espanhol natural de Irun, que deverão ser hoje apresentados a um juiz.

Metade das bombas de Barcelona sem combustível

Os efeitos do primeiro dia de paralisação já se notam em várias cidades, particularmente nas gasolineiras, com mais de metade das bombas de Barcelona já fechadas e cerca de 30 por cento das de Madrid sem combustível.

As autoridades na Catalunha começaram ao final da noite de segunda-feira a fornecer escoltas policiais para que colunas de camiões cisterna possam reabastecer alguns dos postos em Barcelona e arredores.