O PSD foi o único partido a subir nas intenções de voto. Segundo uma sondagem da Eurondagem para a RR, Expresso e SIC, o maior partido da oposição subiu três pontos percentuais em relação ao mês passado, contabilizando agora o apoio de 32% dos eleitores.

A descer estão todos os outros partidos, mas, mesmo assim, se as eleições fossem esta sexta-feira, o PS continuaria a vencer, com 39,6% dos votos. Os socialistas não podem, contudo, estar muito descansados, já que, além de terem caído 0,4 pontos percentuais nas intenções de voto, viram o PSD reduzir a diferença.

A maior queda foi a do BE que passou de 10,8% das intenções de voto para 8,1%. Já a CDU, com 10% das intenções de voto, caiu 0,1 pontos percentuais (p.p.).



O partido menos popular entre os eleitores é o CDS-PP, com 5,5% das intenções de voto, uma queda de 1,4 pontos percentuais em relação a Julho.

Ainda segundo este estudo, verifica-se que o Presidente da República continua a ser a figura mais popular, com saldo positivo de 38,2%, seguido do primeiro-ministro, José Sócrates, com 22,5%.

Ferreira Leite atrás de Louçã

A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, que se estreou em Julho com saldo positivo de 5%, cai agora para os 2% e está atrás de Francisco Louçã, o líder da oposição com melhor saldo 2,3%.

Paulo Portas mantém também um saldo positivo e é o quinto com melhor imagem. Dos líderes partidários, só Jerónimo de Sousa (PCP) tem balanço negativo.

O Governo e Assembleia da República continuam também com imagem negativa: a do Executivo piora em relação ao último mês, com saldo negativo de 21,4%.

Este estudo de opinião foi realizado pela Eurosondagem para a RR, Expresso e SIC entre os dias 23 a 29 de Julho de 2008. A sondagem foi realizada por telefone, em Portugal Continental, a 1.023 sujeitos maiores de 18 anos. O erro máximo da amostra é de 3,06 por cento, para um grau de probabilidade de 95%.