É oficial: a partir desta semana, Dmitri Alenitchev é o mais sonante reforço do Spartak de Moscovo. Embora a saída do médio russo do Dragão já fosse conhecida com antecedência, só esta segunda-feira a situação se tornou oficial, com Alenitchev a cumprir a primeira sessão de treino sob as ordens de Nevio Scala.
Com 31 anos, o internacional da Rússia desempenhou um papel importante nas conquistas europeias do F.C. Porto nos últimos dois anos, marcando golos nas finais da Taça UEFA e da Liga dos Campeões. Alenitchev, que tinha mais um ano de contrato com os dragões, assinou por três temporadas, e segundo o clube russo, a sua libertação terá rendido cerca de 1,1 milhões de euros ao clube portista.
Alenitchev foi o melhor jogador da selecção russa no Euro-2004, e logo após o primeiro jogo, com a Espanha, manifestou a sua intenção de regressar ao país Natal. Jogador do ano no seu país em 1997, teve passagens pelo «cálcio» (Roma e Perugia) mas acabou por viver os momentos mais altos da sua carreira com a camisola do F.C. Porto, clube que representou ao longo de quatro temporadas. Alenitchev ainda não poderá jogar no próximo sábado, diante do Villarreal, para a Taça Intertoto, mas a partir da próxima semana estará à disposição do histórico russo, que ocupa actualmente um lugar na segunda metade da tabela do campeonato e tenta qualificar-se para a Taça UEFA através da Intertoto.