O primeiro dia do mês de julho marca o regresso ao trabalho de FC Porto, Benfica e Sporting. Os «grandes» iniciam a preparação da época 2013/14 ainda com muito por definir no que diz respeito ao plantel, até porque o mercado está aberto até 31 de agosto, mas o MAISFUTEBOL faz o ponto de situação.

A mudança de paradigma trouxe uma série de trabalhos pesados para a direção: isso, por si só, ajuda a explicar o fenómeno que a equipa vive a partir de segunda-feira. Mas não justifica tudo. A verdade é que as dúvidas em torno do plantel são tantas, que parece mesmo que o mercado ainda não abriu.

As palavras, recorde-se, foram de Bruno de Carvalho e são comprováveis por exemplo quando se olha para as aquisições: a época arranca com um reforço garantido e dois regressos certos. De resto há mais duas promoções da equipa B (João Mário e Esgaio) e umas quantas experiências por fazer.

Nuno Reis e Wilson Eduardo fazem a pré-época mas não é garantido que fiquem: têm de renovar. Arias, Seejou King, William Carvalho, Rubio, Esgaio e Betinho vão trabalhar entre a equipa A e a equipa B, estando depois dependentes das saídas que houver e do quanto impressionarem Jardim.

Por fim há as dúvidas: Maurício Nascimento, Fredy Montero e Pizzi são nomes ainda em cima da mesa, mas não estão garantidos. Em sentido contrário, Rui Patrício, Miguel Lopes, Marcos Rojo, Schaars, Labyad e Capel são jogadores para sair, mas as negociações tardam em ficar fechadas.

Sobra ainda Ilori, ele que só tem lugar garantido no plantel se também renovar, e sete dispensados que é necessário colocar. Certo, certo, portanto, é que apenas treze jogadores têm lugar no plantel principal garantido. Leonardo Jardim quer vinte, há sete vagas para preencher e muitas para libertar.

Permanências: Marcelo Boeck, Cedric, Eric Dier, Rinaudo, André Martins, João Mário, Zezinho, Carrillo, Viola e Bruma

Entradas: Jefferson, André Santos e Diogo Salomão.

Saídas: Van Wolfswinkel, Gelson, Joãozinho, Pedro Mendes e Hugo Ventura.

Dúvidas: Rui Patrício, Arias, Miguel Lopes, Maurício Nascimento, Nuno Reis, Marcos Rojo, Tiago Ilori, Seejou King, William Carvalho, Adrien Silva, Ricardo Esgaio, Diogo Salomão, Wilson Eduardo, Schaars, Labyad, Capel, Betinho, Rubio, Fredy Montero e Pizzi.

Para colocar: Onyewu, Boulahrouz, Pranjic, Jeffrén, Evaldo, Turan e Bojinov.