O Sporting, o FC Porto e o Nacional pediram a impugnação da Assembleia-Geral (AG) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), de 12 de março, onde se decidiu o alargamento da Liga. A revelação foi feita à Lusa por uma fonte ligada ao processo, que acrescentou ainda que os pedidos enviados à LFPF foram remetidos para o Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Os três clubes já tinham manifestado a intenção de impugnar as decisões dessa AG. O Sporting através do administrador da SAD, Luís Duque, e o Nacional pelo presidente,Rui Alves, logo após a reunião magna. O FC Porto tinha-o feito através da sua página oficial, onde classificou a reunião como «um dos espetáculos mais deprimentes dos últimos anos no futebol português».
A proposta de alargamento foi aprovada com 31 votos a favor (nove da Liga e 13 da Honra), 15 contra (6-3) e duas abstenções (um clube da Liga). Mas a FPF vetou o alargamento por considerar que esta decisão colocava em causa «a verdade desportiva».