Sá Pinto está de volta à equipa principal do Sporting, agora como técnico, dois anos depois do incidente com Liedson, que motivou o seu afastamento de Alvalade.

O antigo jogador, de 39 anos, um dos mais carismáticos para os adeptos, tem no currículo de treinador uma curta experiência como adjunto na U. Leiria e uma estreia fulgurante no comando dos juniores leoninos já nesta temporada.

Em Novembro de 2009, Sá Pinto foi anunciado como director de futebol do Sporting, substituindo no cargo Pedro Barbosa, que saiu com Paulo Bento. Um regresso de curta duração, já que a 21 de Janeiro de 2010, um confronto verbal e físico com Liedson no balneário terminou com a sua demissão dois meses depois, era Carlos Carvalhal o líder.

A 19 de Outubro de 2010 foi apresentado com pompa e circunstância em Leiria, naquela que seria a sua primeira experiência como treinador, ainda que adjunto, ao lado de Pedro Caixinha, com quem já tinha trabalhado no Sporting. A 9 de Maio de 2011, praticamente no final da época, anunciou a saída do Lis.

Regressaria no Verão ao Sporting, para liderar os juniores. A sua primeira experiência como técnico principal traduziu-se em 19 vitórias em 22 jogos do campeonato nacional e o primeiro lugar sem derrotas na fase regular, com 13 pontos de vantagem sobre o Benfica (FC Porto venceu a zona Norte, mas com 17 vitórias e uma derrota). Participou, ainda, na NextGen Series (uma Liga dos Campeões sub-19), terminando em primeiro a fase de grupos, mas acabando eliminado nos «quartos» pelo Inter.

Nesta segunda-feira, 13 de Fevereiro, foi confirmado como sucessor de Domingos Paciência na equipa sénior, a cinco dias do arranque da fase de apuramento de campeão dos juniores (derby com o Benfica). Tal como Paulo Bento na época 2005/06, foi promovido aos seniores depois de um bom trabalho na formação.