Ryan Gauld está satisfeito no Sporting e em Portugal, mas o selecionador de sub-21 da Escócia considera que o jogador leonino devia ser emprestado e jogar na equipa principal de algum emblema europeu.
 
«Foi uma fantástica mudança para o Ryan ir para Portugal. Falei com ele há uns dias e ele disse que era tudo fantástico. Gosta muito do futebol de lá», começou por dizer Ricky Sbragia ao Daily Mail. 
 
No entanto, com uma consideração pessoal: «Lembro-me de ter lido há uns tempos algo sobre ser emprestado a uma equipa inglesa. Não tenho nada a ver com isso, mas se me perguntasse eu diria: vai para um clube onde jogues na equipa principal, seja inglesa ou escocesa.»
 
«O Ryan é excecional e tem vontade de jogar pela equipa principal do Sporting», acrescentou o treinador, admitindo que «foi uma grande oportunidade para um miúdo de 18 anos ir para lá e aprender a sua cultura». 
 
«É uma experiência de aprendizagem para ele. Quanto mais jogar, melhor ficará. Quando ele falhou o jogo por estar suspenso, sentimos a falta dele, porque consegue tornar as coisas imprevisíveis. É aquele jogador que ponho sempre na equipa. Vejo-o crescer, desenvolver e ficar mais forte fisicamente. Tem um excelente cérebro em termos futebolísticos.»