O coração de Hermann Stessl tem 73 anos e está dividido. Não admira. O decano treinador austríaco não sabe responder a uma pergunta supostamente elementar: por quem vai torcer na quarta-feira, FC Porto ou Áustria Viena?

«Por favor, perceba que não posso dizer. É impossível», desabafa ao Maisfutebol. Stessl tem todas as razões para embargar na dúvida. Ainda antes de ser «muito feliz» nos dragões, entre 1980 e 1982, conduziu o Áustria Viena ao tricampeonato austríaco: 1978, 1979 e 1980.

Herr Stessl prefere camuflar a emoção e falar de futebol. Vamos a isso, então. «O FC Porto tem mais qualidade, mais classe e é favorito. O meu Porto era menos forte. Mas atenção, este Áustria Viena tem boa equipa. É uma equipa mais forte do que no ano passado, por exemplo».

O português falado por Stessl pede meças a outros escutados em salas nacionais. E ele continua. Stessl deixa alertas «muito sérios» a Paulo Fonseca. «A defesa do Áustria treme muito, é verdade, só que marcam muitos golos [18 em oito jornadas do campeonato]».

Perante isto, surge a questão: quem são os seus jogadores favoritos? «O checo Tomas Jun e o Marko Stankovic. Também gosto do Rubin Okotie, é muito forte. Considero-os jogadores de bom nível internacional», explica Hermann Stessl, um homem «apaixonado» por Portugal.

«Jackson vai ser vendido por 30 milhões»

Na quarta-feira, Stessl vai ao Estádio Ernst Happel e conta por a conversa em dia com Pinto da Costa. «É um craque dos negócios», vinca. «E não vou falhar o jogo no Dragão, em novembro. São os dois clubes da minha vida e será a última oportunidade de ver um jogo entre ambos». Presença mais do que justificada.

Hermann Stessl foi, de resto, o primeiro presidente da era-Pinto da Costa. Trabalhou poucos meses com o dirigente, pois José Maria Pedroto era uma promessa eleitoral. «O Pedroto era amigo de Pinto da Costa e um grande treinador. Outra direção, outro treinador, tudo bem», reage, sem mágoa.

As memórias surgem incessantes, mas Stessl tem também questões para fazer. «Como se chama o ponta-de-lança do Porto? Aquele fantástico. Jackson? Isso, isso. Vai valer 30 milhões daqui a um ano. Vai ser mais uma grande venda do meu amigo Pinto da Costa».

Chega de arrepios do passado e conjeturas futuristas. Voltemos ao presente. Como vai ser o ambiente no Ernst Happel, para a receção ao Porto? «Os austríacos estão entusiasmados com a Liga dos Campeões. Não são como os portugueses, é outro mundo, mas vão vibrar. Mais de 50 mil pessoas, dizem os jornais».

De cachecol ao pescoço e coração dividido, lá estará Hermann Stessl nas bancadas. «Cachecol não, cachecóis. Vou levar um de cada clube». Está corrigido.

Um jogo de Stessl no FC Porto: