A selecção portuguesa de sub-17 encontra-se em Viseu onde vai participar no primeiro torneio de apuramento para o Campeonato da Europa 2012 a disputar na Eslovénia. Neste primeiro torneio, que decorrerá em Portugal, a equipa das quinas vai medir forças no Grupo 2 ante a Rússia, a Finlândia e a Roménia, em jogos que decorrerão de 24 a 29 deste mês de Outubro.

Uma das estrelas desta selecção, orientada por Hélio Sousa, é o benfiquista Raphael Guzzo, que falou ao site da Federação sobre as esperanças do grupo neste torneio: «Estamos super motivados para o arranque da competição e temos treinado com muita vontade de chegar o mais bem preparados possível à próxima segunda-feira, para iniciarmos a nossa participação no torneio com uma vitória no jogo com a Rússia.»

O médio considera também que esta nova geração de Sub-17 «é muito unida» e que «apesar das boas individualidades o que acaba por sobressair nesta Selecção é o colectivo».

Além das qualidades dos seus companheiroes de equipa, Guzzo refere a importância da equipa técnica. «É muito importante ter como treinadores antigos jogadores que ao longo das suas carreiras cumpriram um percurso nas camadas jovens, durante o qual conquistaram títulos, como por exemplo, Hélio Sousa e Emílio Peixe, que foram Campeões do Mundo. A experiência que eles nos têm transmitido é muito valiosa», justificou.

O jovem internacional não esquece tão pouco a singularidade do Estádio do Fontelo onde se disputarão os dois primeiros jogos deste torneio e onde a selecção Sub-17 já foi muito feliz em 2003, vencendo a Espanha por 2-1 e conquistando o Europeu da categoria: «O Fontelo pode ser uma fonte de inspiração para esta equipa. Mas vamos pensar passo a passo. Para já, estamos empenhados em ultrapassar a fase de qualificação para o Europeu e chegar à Ronda de Elite».

Convocados:

Benfica: Alexandre Alfaiate, Filipe Nascimento, João Gomes, João Nunes, Marcos Lopes, Raphael Guzzo, Rebocho, Romário Baldé e Ruben Alfaiate;

FC Porto: André Silva, Francisco Ramos, Ivo Rodrigues, Rafa, Raúl e Tomas Podstawski;

Sporting: Cristian e Ricardo Tavares;

V. Guimarães: Palha