O selecionador sub-20 Hélio Sousa diz-se confiante para a estreia de Portugal no Mundial da categoria, mas advertiu que a tarefa não será fácil apenas porque esta geração conquistou os Europeus de sub-17 e sub-19.

«O que ganhámos ajudou-nos a crescer, mas isso não nos vai dar nada no sábado. Vamos ter de dar tudo para ultrapassar os nossos adversários, que nos vão trazer muitas dificuldades.», afirmou Hélio na conferência de imprensa de antevisão da partida com a Coreia do Sul, acrescentando:

«Essas conquistas [dos Europeus de sub-17 e sub-19] não aumentam a nossa responsabilidade. As expectativas foram criadas por nós, por tudo o que este grupo conseguiu ao longo destes anos. Conseguimos um feito único, que foi pouco valorizado. Estes jogadores foram bicampeões europeus.»

Portugal estreia-se no sábado [14h30, hora de Portugal continental], em Bielsko-Biala, no grupo F do Campeonato do Mundo de sub-20, que está a decorrer na Polónia.

Sobre a seleção asiática o selecionador nacional afirmou: «São sempre equipas muito organizadas, nunca se deixam estar por baixo no jogo, vão à procura de um resultado positivo. Têm jogadores tecnicamente evoluídos e capazes de criar situações complicadas para nós.»

De referir que, ainda no Grupo F, a seleção portuguesa defrontará a Argentina, na terça-feira, e a África do Sul, em 31 de maio, sendo que as três partidas da fase de grupos serão disputadas em Bielsko-Biala.

Os dois primeiros classificados de cada um dos seis grupos do Mundial2019 e os quatro melhores terceiros seguem para os oitavos de final.