É já no próximo dia 26 de Fevereiro, na Austrália, que Tiago Pires inicia a quarta temporada entre a elite do surf mundial. Após o 21º lugar em 2010, o surfista português traça um objectivo ambicioso para este ano. «O objectivo é acabar no top ten», assume.

Embora tenha melhorado o registo dos dois primeiros anos (31º em 2008 e 24º em 2009), «Saca» não ficou satisfeito com o rendimento na segunda metade de 2010, e espera agora corrigir os erros. «Tive um ano diferente do habitual, dividido em duas metades. A primeira metade da época foi excelente. Estive em 13º, que é muito bom. A segunda metade do ano, que incluiu a etapa portuguesa, não me correu muito bem. Tive tempo para digerir e agora é acertar os erros. Vou apostar tudo, que o meu objectivo é muito forte.»

O surfista ericeirense avança para a temporada 2011 inserido numa nova marca desportiva, e espera que isso o pode fazer evoluir no plano desportivo: «Estive doze anos com um patrocinador. Mudei agora para a líder de mercado, que tinha sido o meu primeiro patrocinador. É voltar à família que primeiro me acolheu. É uma mudança boa. Faço parte da equipa mais forte do mundo. Divido casas com um surfista como o Kelly Slater, dez vezes campeão mundial, e outros do mesmo nível. Vou ter uma vivência diferente, e pode ajudar-me em termos técnicos.»

O planeamento da temporada contempla a participação nas dez provas do Circuito Mundial, e «algumas de qualificação para ganhar ritmo e melhorar alguns aspectos». Para isto é necessário um orçamento entre os 60 e os 70 mil euros, revelou o surfista nesta terça-feira, presente num evento de uma empresa de comunicação que o patrocina.