A Argentina estreou-se da melhor forma na actual edição da Taça América ao golear o Equador por 6-1, um resultado robusto que lhe traz grande motivação para o resto da prova e lhe permite tomar desde já a liderança do Grupo B. Para além disso, o triunfo sobre o Equador serviu também para atenuar algumas das muitas críticas que têm pautado a presença de Marcelo Bielsa no comando técnico da selecção alvi-celeste, um treinador muito contestado desde a eliminação prematura da selecção sul-americana no Mundial da Coreia/Japão.
Para chegar a esta vitória na abertura da Taça América, a Argentina contou com a inspiração de um irrequieto Saviola, que respondeu com golos às notícias que chegam de Espanha dando conta do interesse do Barcelona em dispensar os seus serviços, podendo mesmo servir de moeda de troca numa eventual contratação de Luque (Corunha). O pequeno avançado entrou discreto, na primeira parte, mas deu a volta ao jogo na etapa complementar, marcando três golos de seguida que permitiram à Argentina estabelecer um resultado que não deixaria mais dúvidas.
A formação de Marcelo Bielsa entrou muito bem no jogo, de resto, e logo aos cinco minutos adiantou-se no marcador através de uma grande penalidade apontada por Kily González. Depois disso, conformou-se com os sinais que apontavam para uma vitória fácil e acabou por sofrer o empate no início da segunda parte. Um golo de Tin Delgado, numa das poucas jogadas de ataque do Equador, lançou o pânico entre os adeptos argentinos. Por pouco tempo, contudo. Saviola respondeu da melhor forma, fez um hat-trick e lançou a selecção das pampas para o triunfo. Um triunfo confirmado depois por golos de D¿Alessandro e de Lucho González.
A Argentina lidera agora o Grupo B com três pontos, enquanto México e Uruguai têm um e o Equador ainda não pontuou.